29/08/2016

Reduca lança campanha pela universalização do acesso e redução do abandono escolar

Movimento Todos Pela Educação é o representante brasileiro na Reduca. Na região, 22 milhões de crianças e jovens estão fora da escola ou com atraso escolar

Com a mensagem “A escola é sempre o melhor caminho”, a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação, a Reduca*, inicia nesta semana (29/08), nos 14 países membros do grupo, uma campanha de mobilização pela universalização do acesso e permanência das crianças e jovens na escola.

De acordo com dados da Unicef e da Unesco, em 2008, dos 117 milhões de crianças e jovens com idade escolar na América Latina e no Caribe, 6,5 milhões não frequentavam a escola. Além disso, 15,6 milhões estavam com atraso de dois anos ou mais, correndo grande risco de abandonar a escola. Confira aqui mais dados educacionais da região.

Os indicadores mostram que em toda a América Latina e Caribe, a população mais vulnerável socioeconomicamente – com menor renda e pertencente a grupos historicamente excluídos – é que mais sofre com a falta de acesso e que mais abandona a escola. “Os desafios em cada país são muito específicos e é preciso que as políticas públicas levem em consideração aspectos locais. No entanto, temos muita clareza de que o desenvolvimento sustentável de um país, passa necessariamente pela escola. Melhorar a vida das pessoas, passa pela escola. Por isso temos que garantir que todas as crianças e todos os jovens tenham acesso a uma escola de qualidade”, afirma Alejandra Meraz Velasco, superintendente do movimento Todos Pela Educação**, representante brasileiro e um dos idealizadores da Reduca, lançada em 2011.

A ideia central da campanha, desenvolvida pela agência de comunicação e design brasileira D4G, sob coordenação do TPE, é, portanto, alertar para a importância de incluir as crianças e jovens que estão fora da escola – tanto as que nunca a frequentaram, como trazendo de volta as que a abandonaram – e garantir condições para que permaneçam e concluam o ensino básico tendo seu direito ao aprendizado e ao desenvolvimento como cidadãos plenamente atendido. 

Desde 2014, com apoio da União Europeia, a Reduca promove campanhas de mobilização sobre temas comuns aos países membros da rede, e que também norteiam os demais trabalhos do grupo ao longo do ano. A primeira campanha, em 2014, abordou a valorização do professor e, em 2015, a importância da qualidade do atendimento na Primeira Infância.

O vídeo da campanha  “A Escola é sempre o melhor caminho” pode ser conferido e baixado aqui, e os demais materiais estão disponíveis para download no site do TPE. As peças podem ser veiculadas por todas as empresas de comunicação em seus veículos, por diferentes organizações em seus em canais institucionais, blogueiros e pessoas interessadas em contribuir com a causa.

 

Ficha técnica da campanha “A escola é sempre o melhor caminho” 

CLIENTE: TODOS PELA EDUCAÇÃO

AGÊNCIA: D4G

PRODUÇÃO: D4G

CAMPANHA: REDE REDUCA / INSTITUCIONAL

DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: ANDRÉ SALERNO / JORGE MONGE

ROTEIRO: FELIPE SOUTELLO / LUIZ EDUARDO SOUTELLO

PLANEJAMENTO E GESTÃO: MARÔ CAMPOS MELLO

DIREÇÃO DE ARTE: ANDRÉ SALERNO / JORGE MONGE

ILUSTRAÇÃO:  GUILHERME ASHTMA

MOTION DESIGNER: PAULO CALDAS / MARCO WEY

TRILHA E SOUND DESIGN: CARBONO SOUND LAB

PRODUTOR MUSICAL: ZÉ GODOY

LOCUÇÃO POR: IZABEL COSTA

LOCUÇÃO ESP: MARIA CUEVAS

APROVAÇÃO: ALEJANDRA MERAZ VELASCO, CAMILLA SALMAZI, CAROLINA FERNANDES E VANESSA SOUTO


*Sobre a Reduca - www.reduca-al.net/pt

A Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação- Reduca (www.reduca-al.net), criada em 2011 por iniciativa do TPE e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), conta atualmente com representantes de catorze países da região, e tem como missão promover uma Educação inclusiva e de qualidade em cada um dos países-membros, por meio do trabalho colaborativo e de uma voz coletiva de mobilização e incidência em políticas públicas educativas. A rede conta também, no período de 2014 a 2016, com o apoio da União Europeia.

São membros da rede:

·         Asociación Empresarios por la Educación (Peru),

·         Grupo Faro (Equador),

·         Educa - Acción Empresarial por la Educación (República Dominicana),

·         Educación 2020 (Chile),

·         Empresarios por la Educación (Guatemala),

·         Foro Educativo Nicaragüense “Eduquemos” (Nicarágua),

·         Fundación Empresarial Para el Desarollo Educativo (El Salvador);

·         Fundación Empresarios por la Educación (Colômbia),

·         Fundación para la Educación Ernesto Maduro Andreu (Honduras),

·         Juntos por la Educación (Paraguai),

·         Mexicanos Primero (México),

·         Proyecto Educar 2050 (Argentina),

·         Todos Pela Educação (Brasil),

·         Unidos por la Educación (Panamá).

 

**Sobre o Todos Pela Educação – www.todospelaeducacao.org.br

O Todos Pela Educação, fundado em 2006, é um movimento da sociedade civil brasileira que tem como missão Engajar o poder público e a sociedade brasileira no compromisso pela efetivação do direito das crianças e jovens a uma Educação Básica de qualidade. Apartidário e plural, congrega representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais de imprensa, empresários e todas as pessoas ou organizações que são comprometidos com a garantia do direito a uma Educação de qualidade.

Informações para a imprensa:

Bárbara Benatti: [email protected] / (11) 3145-5377  r.120