19/04/2017

REDUCA lança documento de posicionamento

"Hoje, apesar das melhorias observadas em várias dimensões, os sistemas educacionais da região estão falhando em seu propósito. De acordo com dados do Programa para a Avaliação Internacional de Alunos (PISA), apenas 63% dos jovens com 15 anos têm um desempenho mínimo aceitável em matemática. Sabemos também que 27% dos estudantes do ensino médio apresentam idade superior à adequada para o seu nível educacional. E dos 117 milhões de crianças e jovens em idade escolar na região, 6,5 milhões não vão à escola e 15,6 milhões estão com atraso escolar".

A Reduca é uma rede de quatorze organizações da sociedade civil constituída em 2011, em Brasília, com o compromisso comum a participar e contribuir ativamente para que crianças e jovens da América Latina exerçam plenamente o seu direito a uma Educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo o exercício democrático nos países da região.

Hoje a Reduca lança seu primeiro documento de posicionamento à opinião pública para expressar, entre outras coisas:

·         A América Latina é a região mais desigual do mundo e as políticas de educação vigentes apenas reproduzem o ciclo de desigualdade, impedindo que os mais vulneráveis encontrem nelas meios de mobilidade econômica e social. A assinatura de tratados pela qualidade da Educação não tem sido suficiente para avançar no tema.

·         O aumento no gasto público não levou à melhora da qualidade por não ser claramente orientado ao propósito de garantir a aprendizagem de todas as crianças da região. A Educação subiu na ordem de prioridades dos cidadãos e sua presença nos discursos políticos, mas os programas permanecem sendo políticas governamentais e não de Estado.

·         As novas gestões normalmente priorizam o objetivo de "deixar sua marca", com novos programas, descontinuando as ações de governos anteriores sem avaliar o seu impacto na aprendizagem. Muitas vezes, os programas realizados carecem de fundamentos que partam da evidência científica que aponta para seus potenciais resultados.

No período de 2014 a 2016, a Reduca consolidou a sua capacidade de trabalhar em conjunto em relação a três temas fundamentais: valorização de professores e diretores, educação durante a Primeira Infância e inclusão escolar [1]. Em torno destes temas a rede desenvolveu sua cultura colaborativa e observou as conquistas potencializadas pela atuação conjunta. Para baixar o documento inteiro você clique no seguinte link:

http://www.reduca-al.net/observatorio/reportes/posicionamento-general-reduca-2016-versao-em-portu-140

[1] [1] A Reduca faz um reconhecimento especial à União Europeia que viabilizou financeiramente esta fase de intenso trabalho conjunto